Gruta da Terceira Légua – Nossa Senhora de Lurdes – Caxias do Sul/RS
Gruta da terceira legua

Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer a Gruta da Terceira Légua, ou Gruta Nossa Senhora de Lurdes, localizada em Caxias do Sul/RS. É uma  gruta e cachoeira fantástica, a seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

Informações da Gruta da Terceira Légua, em Caxias do Sul/RS

Se você é um amante de cachoeira, assim como eu, sabe que no Rio Grande do Sul, há muitas por aí, espalhadas e nada divulgadas. Faz pouco tempo que eu ouvi falar a primeira vez da Gruta da Terceira Légua, ela é pouquíssimo conhecida e divulgada.

Há várias grutas por Caxias do Sul, mas a Gruta da Terceira Légua é , sem dúvida, a mais bonita em relação a cuidados para quem é amante das grutas. Isso por que ela possui bancos para orações, possui santa, locais para velas, e o melhor, de fácil acesso, digo, são 150 degraus para você acessá-la, mas tranquilos.

Gruta da terceira legua

Ao chegar no local, você pode deixar o seu veículo estacionado, não há nenhuma cobrança para isso, e o estacionamento é bem grande.  Logo em seguida, você verá o acesso à gruta, mas caso você ficar um pouco perdido, pode perguntar na lancheria/bar, o pessoal dali é bastante simpático.

Você irá dar de cara com a escadaria de 150 degraus, como citei acima. Logo em seguida, você chegará na gruta e poderá apreciar essa incrível obra da natureza, pois ela é realmente gigante.

Se você ir ao final de semana, provavelmente irá encontrar uma galera fazendo rapel, isso por que os paredões próximos à gruta, são ótimos lugares para treinamento dos rapeleiros, inclusive, para os novos aventureiros, pois as paredes são bem secas e praticamente retas.

Ah, uma dica: quando você estiver descendo as escadas, terá uma placa dizendo que a trilha é para a esquerda, não entre ali. Vá primeiro na gruta, conheça e depois terá um outro acesso para a trilha, que leva até a cachoeira. Esse acesso é bem melhor (caminho aberto), e logo em seguida, terá a outra placa orientando sobre a trilha. Desta vez, você precisa seguir pela trilha que leva até à base. Falaremos sobre a trilha a seguir.

Gruta da terceira legua

O local é público ou privado?

A Gruta da Terceira Légua é um local privado, no dia que visitei, até conversei um pouco com o proprietário. A gruta é bastante frequentada pela galera que é católica, mas na parte de cima da gruta, há um imenso salão de festas, ali ocorrem festas de igreja, aniversários e até festas de casamento, pois eles servem buffet e pela capacidade, recebe 300 pessoas facilmente.

Gruta da terceira legua

Quanto custa?

 

Ah, outra coisa, mesmo sendo gratuito, há banheiros dentro do salão e você pode utilizar, basta pedir para alguém dos responsáveis.

[/vc_column][/vc_row]

VOCÊ GOSTARIA DE SER UM EXPERT EM TRILHAS?

TRILHAS: no Iniciante ao Expert

Você está a apenas UM PASSO de ter em mãos um  material digital que irá pegar na sua mão e te transformar em um especialista em trilhas, mesmo se você é iniciante ou já é um trilheiro.

TEM QUE FAZER TRILHA PARA ACESSAR?

Para acessar a Gruta da Terceira Légua, não é necessário, são apenas escadas que você irá descer.

Para acessar a cachoeira, sim você precisará fazer uma trilha. Bem, essa trilha tem duração de uns 15 a 20 minutos, ela não é difícil, mas requer cuidado , pois há travessias de troncos, pedras, e já no fim da trilha, próximo à cachoeira, uma descida bastante ingrime, que nesta parte, você sim precisa triplicar, pois é um barranco bem chato de descer.

Chegando na base dela, você poderá circular pelo rio para vê-la de diferentes ângulos. As fotos devem ser batidas de bem longe, pois ela é imensa! Acredito que deve possuir cerca de 60 metros de queda.

Nesse rio, não há grande volume de água, então ela é uma cachoeira que cai um filete apenas, não vá achando que vai ver uma cachoeira com uma queda gigante e cheia d’água.

Outra observação, não é muito boa para banho, pois a água que cai, não fica represada.

Gruta da terceira legua

Mas não desanime, vá, conheça, tira fotos, e admire as belezas que temos no RS e que pouca gente dá valor.

localização

Para você chegar até ela, é bastante tranquilo, basta pôr no GPS e a sua rota será traçada facilmente.

Agora o pulo do gato, a dica por você ter lido até aqui!

Se você vai de Porto Alegre ou região, a rota será via BR-116, subindo um morro. Não faça isso! É estrada de chão batido e uma subida muito ingrime, que provavelmente vai patinar o seu carro (aconteceu comigo).

Vá por Farroupilha ou pela Estrada Municipal do Vinho.

Além deste atrativo, tem algum outro lugar para ir em Caxias ?

Claro que sim! Se você curtiu esta dica, tenho um outro pra te indicar: Cachoeira Linha Feijó

Uma linda gruta e cachoeira!

Esses dois lugares, fazem parte do nosso roteiro exclusivo: Aventura das Grutas, onde visitamos 3 grutas e 3 cachoeiras em Caxias do Sul/RS, sendo a Gruta da Terceira Légua, um dos locais. Se tiveres interesse, entre em contato conosco.

QUEM SOMOS

Somos uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes, invista em você, e venha viajar com a gente!

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.

Comentários

Deixe um comentário