Cascata Santa Bárbara – A água mais verde de Caxias do Sul/RS
Cascata Santa Bárbara

Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer a Cascata Santa Bárbara, localizada em Caxias do Sul/RS. É uma cascata fantástica, a seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

Informações da Cascata Santa Bárbara, em Caxias do Sul/RS

É uma cascata muito pouco conhecida e divulgada, fica localizada no bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul/RS. Ela é bastante alta, possui cerca de 45 metros. No topo, há uma santa, que dá o nome à cascata.

[/vc_column][/vc_row]

VOCÊ GOSTARIA DE SER UM EXPERT EM TRILHAS?

TRILHAS: no Iniciante ao Expert

Você está a apenas UM PASSO de ter em mãos um  material digital que irá pegar na sua mão e te transformar em um especialista em trilhas, mesmo se você é iniciante ou já é um trilheiro.

 

Por ser um local com certa religiosidade, muita gente vai ao topo da queda e deixa oferendas ou agrados à santa, e isso acaba tendo um resultado negativo para quem é amante de natureza, vamos explicar por que:

A água da cascata é esverdeada e muito clara, porém considerada poluída, pois muita gente deixa no topo alimentos e alguns itens, que com a força da água ou com as chuvas, acabam empurrando esses alimentos e itens para a cascata, deixando a piscina natural não tão convidativa a tomar banho.

Cascata Santa Bárbara

Mesmo com essa questão, acabei entrando na água e tomando um banho no local, mas isso vai de cada um. A piscina natural que forma com a queda da água, é bastante rasa, tendo somente uma parte pequena que não dá pé, mas essa parte fica bem encostada no ponto onde se sobe nas pedras.

Algo positivo, é que há uma ilha no meio dela, e você pode ir até a ilha sem precisar se molhar, digo, molhar até o joelho apenas.

Se você gosta de acampar, neste lugar há um ponto excelente: ao lado esquerdo da cascata, há uma área de camping (selvagem), permitindo colocar umas 4 barracas, e já possui umas pedras no meio, para uma fogueira.

O local é público ou privado?

Pelo que percebi é público, mas pode ser parte de alguma propriedade do entorno. Mesmo assim, o acesso é livre e você não precisa pedir permissão ou avisar que está chegando também.

A parte positiva é isso: liberdade. A parte negativa, é que não há estrutura e você deve prezar pelo meio-ambiente, inclusive, levar o seu lixo embora, pois não há lixeiras.

Quanto custa?

Nada! não é cobrado nenhum valor para acessar a Cascata Santa Bárbara.

Tem trilha para acessar?

Sim! A base da cascata é acessível somente por trilha. É uma trilha considerada fácil e com cerca de 200 metros. Duração de 10 minutos, aproximadamente. A trilha está bem aberta, não sei se alguém mantém ou há bastantes visitantes do bairro de Ana Rech.

Cascata Santa Bárbara

localização

A Cascata Santa Bárbara fica localizada em Caxias do Sul/RS, no bairro Ana Rech, interior do município. Você pode colocar no GPS para localizar o local, está mapeada, porém o GPS não vai te levar para a trilha, vai te levar para o topo.

Caso queira acessar a base dela, coloque as coordenadas abaixo no seu Google Maps:

-29.072992, -51.071437

Aqui abaixo segue o mapa:

Cascata Santa Barbara - Caxias do Sul

Além deste atrativo, tem algum outro lugar para ir em Caxias do Sul ?

Simm, Caxias do Sul/RS é um lugar incrível em relação a quedas d’água, há muitas na região. Temos artigos aqui no blog que ajudarão você a explorar um pouco mais da região.

QUEM SOMOS

Somos uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes, invista em você, e venha viajar com a gente!

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.

Comentários

9 de março de 2021
[…] cascatas bem próximas a essa que você vai visitar, basta se planejar e montar o seu […]

Deixe um comentário